© Corticeira Amorim
A Corticeira Amorim, empresa portuguesa que é atualmente a maior
transformadora de produtos de cortiça do mundo, em parceria com a
norte-americana Owens-Illinois, Inc. (O-I), da indústria do vidro, acaba
de apresentar na feira internacional Vinexpo uma solução inovadora de
"packaging" de vinho de cortiça e vidro que dispensa o uso de
saca-rolhas e pode ser reutilizada com facilidade.
Esta solução, denominada "Helix", resultou de um trabalho conjunto de
quatro anos entre a Corticeira Amorim e a O-I, baseando-se "nas
credenciais de inovação e no know-how destas duas grandes multinacionais
do mercado do vinho, ambas com experiência de mais de um século de
atividade".
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Corticeira Amorim explica que
o novo conceito "combina uma rolha de cortiça ergonomicamente
desenvolvida e uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo,
dando origem a uma sofisticada solução de elevada performance técnica".
Segundo a multinacional portuguesa, a "Helix" agrega assim "todos os
benefícios da cortiça e do vinho - qualidade, sustentabilidade e imagem
premium - a que se juntam agora as mais-valias de uma abertura simples e
uma fácil reinserção da rolha". Além disso, o sistema "pode ser
facilmente implementado nas caves, sendo apenas necessário um pequeno
ajuste nas linhas de engarrafamento".
Para António Amorim, presidente e diretor executivo da Corticeira
Amorim, esta criação "vai ao encontro da crescente exigência de
sustentabilidade e de qualidade por parte dos consumidores, respondendo
simultaneamente às necessidades da indústria vinícola que, cada vez
mais, faz uma gestão criteriosa do valor das suas marcas".
Já Eric Bouts, presidente da O-I Europa, destaca que "o futuro da
inovação passa pelo estabelecimento de parcerias", sendo que a "Helix" é
"um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam os
líderes mundiais de embalagem de vidro e de cortiça, satisfazendo tanto
os consumidores como a fileira do vinho.
Solução agrada aos consumidores, mostram estudos
Solução agrada aos consumidores, mostram estudos
O comunicado da multinacional lusa sublinha ainda que o lançamento
desta solução foi precedido por testes exaustivos conduzidos pela
Corticeira Amorim e pela O-I, que evidenciaram que este novo packaging
"assegura a qualidade do vinho, mantendo a consistência de sabor, aroma e
cor".
O processo de desenvolvimento foi ainda suportado por estudos de
mercado em França, Reino Unido, EUA e China, que revelaram uma grande
aceitação do consumidor quando esta alternativa foi utilizada para
vinhos de consumo rápido. Os consumidores mostraram-se também agradados
com o facto de esta solução "preservar a sonoridade caraterística
associada à abertura de uma garrafa de vinho".
Notícia sugerida por David Ferreira e Vítor Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário